segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

A história da minha localidade: Alhos Vedros

A localidade onde eu vivo é Alhos Vedros.
Alhos Vedros é uma freguesia que se integra no concelho da Moita. Atualmente a minha freguesia é um pouco rural, tem três campos de futebol, tem dois grandes parques e um campo de ténis, prédios baixos, muitas pessoas e muitas crianças.
Existe uma igreja muito antiga com quase 800 anos que se chama a igreja de são Lourenço.
Alhos Vedros é uma localidade muito antiga que existe desde do século XIV.
É uma localidade onde já se refugiaram reis para fugir à peste negra e onde as principais atividades económicas eram: a pesca, a salinicultura (a recolha de sal), o transporte fluvial e a agricultura.
A partir do século XVI começou a haver menos pessoas em Alhos Vedros. Até esta altura Alhos Vedros era um concelho que incluía o Barreiro, o Lavradio e a Moita. Apesar disso, no século XVIII verifica-se que a população de Alhos Vedros é cada vez menor e por isso, no século XIX deixou de ser um concelho e passou a fazer parte do concelho da Moita.
Ao longo do século XX, Alhos Vedros continuou a ser essencialmente rural, embora também tenha tido alguma industria relacionada com a cortiça e com produção de tecidos. A partir dos anos 70,as poucas indústrias que existiam em Alhos Vedros foram fechando e hoje em dia podemos dizer que esta localidade é uma espécie de dormitório, ou seja, a maioria das pessoas que aqui vive trabalha noutras zonas do país, que é o caso dos meus pais que trabalham em Lisboa mas moram em Alhos Vedros.

Fontes que pesquisei para fazer o meu trabalho:
- Internet;
- Perguntas à minha mãe

Trabalho realizado por: Lucas Salvador

Sem comentários:

Enviar um comentário